quinta-feira, 31 de maio de 2012

Relatório de Viagem: Laranjeiras/SE

No dia 22 de abril do ano de 2012, realizei, junto com mais dois colegas de turma, uma viagem a cidade de Laranjeiras/SE, localizada a 19 quilômetros da capital Aracaju. Possuindo cerca de 26 mil habitantes, a cidade é um dos maiores pólos culturais do estado, além de concentrar um imenso valor histórico, exposto especialmente através de arquitetura, que em grande parte ainda conserva o estilo neoclássico, predominante ainda no período colonial.  


Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

Chegamos na cidade as 11h. O primeiro fato que nos chamou a atenção foi a movimentação no Terreiro Nagô Filhos de Ôba, tombado pelo Governo do Estado. Possuindo uma população predominantemente negra, Laranjeira é um grande centro da cultura Afro no Estado.


Nosso "Mini Guia" Carlinhos
            Após uma pequena caminhada pela cidade, realizamos uma visita a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, primeira do Brasil dedicada culto do Sagrado Coração. Lá conhecemos Carlinhos, um garoto de 10 anos que se ofereceu como guia no nosso passeio pela cidade.

            Em seguida, nos dirigimos ao Museu Afro Brasileiro da Cidade, onde a estudante do Curso de Museologia Stefani nos apresentou as várias peças existentes neste local, que retratam desde objetos relacionados ao período da escravidão, até os diversos cultos afros existentes, do Candoblé ao Nagô.

            Após a visita ao Museu, realizamos um passeio pela cidade, passando por vários pontos de destaque, como a Igreja da Nossa Senhora da Conceição dos Pardos, as ruínas da Loja Maçônica, a Casa de Cultura João Ribeiro, a Igreja Presbiteriana, etc.

Visita ao Museu Afro Brasileiro
            
Depois da pausa para o almoço, realizamos visitas a Igreja do Senhor do Bonfim e por fim, ao Museu de Arte Sacra da cidade.

            Retornamos a cidade de Aracaju por volta das 17h, com o desejo de retornar a cidade o mais breve possível, e conhecer mais a fundo a sua História. 


0 comentários:

Postar um comentário